Dia Mundial da Fotografia.

em 19 de agosto de 2013

Bom,pra quem não sabe .. Hoje é o dia Mundial da Fotografia. E é claaaaaaaaro que postarei algo sobre isso,afinal,eu sou super apaixonada por fotografia,a fotografia é algo que eu sempre vou querer levar comigo,para o resto da minha vida.                                                 
Dia Mundial da Fotografia.
Então,deixo aqui Meus Parabéns , por esses fotógrafos maravilhosos que existem , guardando momentos de nossas vidas,épocas,trajetórias , tão especiais quanto pra mim,quanto para vocês.. Eu,fotografo também , mas não me acho boa ainda. D: Sem os fotógrafos,nada disso que estamos vivendo hoje em dia seria lembrado daqui alguns tempos.
Ah,e só uma curiosidade sobre fotografia : A primeira "Máquina Fotográfica" , teve a notícia em 1826,com o Francês Joseph Niépce. Ele,usou para construir uma placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível(chamado de Betume da Judéia). Mas foi outro francês,Daguerre,quem apresentou a primeira câmera fotográfica em 07 de janeiro de 1839,na Academia Francesa de Ciência,em Paris. Na época,sua invenção foi chamada de "Daguerreótipo" , por causa do seu nome (Daguerre).
E ela era assim : 
Dia Mundial da Fotografia.
O funcionamento do daguerreótipo se dá da seguinte maneira: uma placa de prata é sensibilizada com vapor de iodo, assim forma o iodeto de prata sobre a mesma. Depois da formação do iodeto, a placa é exposta à luz por meio de uma câmara escura, por cerca de 25 minutos. O contato com a luz transforma os cristais de iodeto de prata em prata metálica, que forma uma imagem latente, imagem esta que pode ser revelada com o uso do vapor de mercúrio.
Depois deste processo então é o momento de promover a fixação da imagem na placa. Isto é possível através da utilização do hipossulfito de sódio. O hipossulfito solubiliza toda a quantidade não reagida de iodeto e depois disto então é só lavar a lâmina e a imagem captada estará fixa na mesma, sob a forma de uma liga brilhante.

O resultado é em positivo e em baixo relevo, e possui grande quantidade de detalhes. No entanto, a placa deve ser protegida com um cristal e ser fechada hermeticamente – sem contato com o ar – para evitar a perda da imagem, pois a superfície é muito delicada.

E,além disso, O surgimento do daguerreótipo exerceu forte influência nas artes plásticas, pois a partir do surgimento de uma nova forma de obter imagens da realidade, os artistas plásticos passaram a ter muito mais liberdade de criação, por não precisarem mais se ater à copia fiel da realidade e passaram a poder exercer mais livremente influência própria nas pinturas.

Uma das primeiras fotos do mundo tiradas com Niepce.
Dia Mundial da Fotografia.


Interessante não? Não consigo nem me imaginar,sem a minha câmera . E pensar que um dia ela surgiu com tanto trabalho. 
Beijo da Rafa, :*
Topo

Me segue no Instagram!