Projeto Literário: Somos todos nacionais.

em 26 de março de 2016

E aí gente, como vai?
Acho que esse é o primeiro projeto literário aqui do blog, e espero que vocês gostem bastante. 
Mas antes de falar sobre o projeto, precisamos conversar sobre algumas coisinhas que nos vem em mente quando falamos de livros NACIONAIS.
Admito, já tive SIM, pré-conceito sobre livros nacionais. Já desvalorizei, e disse que não prestava sem nem mesmo ter tentado ler. Mas isso já faz muito, muito tempo. E se você faz isso, eu entendo você. É meio difícil acreditar que no Brasil, temos vários escritores ótimos né? Pois bem! Eu aconselho você agora a tirar esse pensamento horrível que você tem sobre o seu país e começar a olhar com outros olhos. Sério, o mundo muda. A visão que você tem sobre a sua cultura muda em vários aspectos, e você começa a perceber que no Brasil TEM SIM escritores maravilhosos!
Dos livros que li, tem resenha no blog sobre Crônica dos senhores do castelo, que é uma trilogia de livros MA-RA-VI-LHO-SA. Uma das minhas preferidas! E advinha da onde são os escritores? Daqui mesmo, do Brasil, Curitiba pra ser mais específico. <3
Quem é leitor também com certeza, já deve ter ouvido falar do A Batalha do Apocalipse, certo? Então, os caras são brasileiros também. Aquelas frases que vocês acham lindas e super conceituais da Clarice Lispector? Brasileira também! Enfim.. temos uma infinidade de livros excelentes e brasileiros disponíveis para ler, basta procurar. E eu garanto: Não vão se arrepender.
Pensando nisso, o Alfredo(vulgo Frodo), do blog Paginou, criou um projeto para incentivar a leitura nacional nesse ano, 2016. O projeto começa esse mês(Olha só, já estou atrasada pra variar!) e vai até Dezembro/2016.  O objetivo é ler pelo menos um livro nacional no mês. 

Tá, e como faz pra participar e quem pode participar?
É bem simples, é só ler um livro nacional por mês! Você não precisa ter blog, nem canal no Youtube nem nada, basta ler, e se deliciar com isso. E que seja de prefêrencia livros que não escritos por youtubers. <3
Para ter mais interação com o projeto, quando você estiver lendo e postar em algum lugar, use a #SomosTodosNacionais.
Viu gente? Super fácil! Eu achei ótimo esse projeto porque, vai me ajudar também. Já faz um tempo que estou querendo ler alguns livros nacionais, e com certeza esse projeto já está me incentivando antes mesmo de eu começar a ler!

Não sabe o que ler? Segue algumas dicas de leitura para todos os gostos!

 Gente, sério! Eu comecei a ler esse "Não se apega, não" e MEUDEUS! Que leitura fácil e interativa. Na época, estava lendo no celular, e acabei formatando ele e perdendo, :( Mas eu vou baixar de novo, e com certeza ele vai ser um dos lidos nesse projeto!
 Se você gosta de livros fofinhos, com crônicas, contos e poesia:
 se você AMA DISTOPIA assim como eu:
 Talvez um pouco de romance? <3
 Ou será terror?
 Ya?
 Fantasia? Também tem! Tem de tudo. <3
Ah, e se você está sem dinheiro no momento para comprar os livros, acho que vale a pena também procurar se tem em arquivos PDF ou EPUB. Tem aplicativos no celular que são específicos para leitura, e também tem no computador. Só dá uma procuradinha que encontra super fácil! Então não tem desculpa pra não ler, hein? u.u
Enfim, é isso gente! Eu espero que tenham gostado de projeto, e que participem. Um beijo! <3

4 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por projetos que apoiem a literatura nacional. Eu já desenvolvi um maravilhoso lá no blog com vários autores legais.
    O nosso Brasil tem dado muita atenção aos gringos quando o maior dos tesouros temos aqui mesmo.
    Terra de Jorge Amado, Aluísio de Azevedo, Pedro Bandeira, Monteiro Lobato... Está nas raízes.
    Adorei o post.
    Beijos e beijos
    http://www.naqueleoutono.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafa!

    Adorei o post e a sua iniciativa de indicar livros nacionais. Muita gente ainda tem um certo preconceito com a literatura nacional, mas com toda a certeza existem muuuitos livros nacionais por aí que merecem ser valorizados.

    Da sua lista eu já li Um Ano Inesquecível e Cores de Outono, e adorei os dois.

    Beijos,

    Isadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Infelizmente o preconceito ainda é bastante. :/
      E obrigada pela visita. <3

      Excluir

Topo

Me segue no Instagram!