Cacheando: Transição capilar e BC.

em 5 de maio de 2016


OOOOI GENTE! Tudo bem com vocês? SIM, CHEGOU O DIA! Eu finalmente começarei a falar sobre transição, bc, receitinhas, etc. Ansiosos? Eu também! 
*Antes, já vou avisando que não sou profissional nisso e nem nada, somente estou compartilhando o meu conhecimento e experiência sobre o assunto.*
Então vamos lá. Vou começar contando um pouquinho da minha história e depois eu conto como funciona o processo pra vocês ok? (:
Eu comecei a pensar em transição do cabelo liso para o cabelo cacheado inicialmente por que estava gastando muita grana com alisamento, coloração, essas coisas. Quem alisa o cabelo, sabe muito bem o quanto custa caro. Mesmo que eu alisasse em casa(sim, eu alisava), ainda assim ficava caro. 
Depois, foi por que eu realmente queria meus cachos de volta. Olhava as minhas fotos quando criança e me perguntava "Por que eu fiz isso comigo mesma?", foi ai que eu comecei a querer fazer isso por mim.
De início, tentei duas vezes e falhei. Até que na terceira foquei muito e deixei crescer dois dedos de comprimento. E cortei. Com menos de três meses de transição, eu já fui direto pro BC, isso mesmo. Eu não aguentava mais olhar pra eu mesma no espelho e ver que aquela não era eu. Aquele cabelo não pertencia a mim. Cortei e doei, por que sempre tem gente que precisa né? (=
E aí começou todo o processo de aceitação, de coisas novas, enfim, basicamente foi isso que aconteceu!
Imagem

A transição capilar, nada mais é que um processo de aceitação com você mesma. Deixar o cabelo químico de lado, e aceitar o cabelo natural do jeito que ele é. De início você pode pensar que essa transição  é somente por causa do cabelo e tal, mas no fundo você está fazendo isso por você mesma, sério. E isso é maravilhoso! Exige coragem, persistência e muita dedicação. 
Muitas meninas não resistem, e tá tudo bem, de início não é fácil mesmo! Mas as que resistem, são fortes. Por que não é só a mudança de cabelo. A mudança de rotina, de olhares, tudo vem junto em um pacote só. Há pessoas que não vão te apoiar e viver insistindo pra você alisar, outras iram entender e tentar te ajudar o máximo possível.
Enfim, tem gente que fica anos em transição por não ter coragem de fazer o BC, tudo bem, também é uma forma de transformação um pouco mais lenta, e válida, e a outras que assim como eu, não aguentam e já vão cortando logo!
De qualquer forma, cada uma no seu tempo. Se você acha que não está preparada pra essa mudança radical, vá com calma. No seu tempo. Existem formas que deixam esse processo um pouco mais fácil, como colocar tranças, dreads, fazer twist, etc. Ou se você preferir, pode continuar usando a chapinha.
Não se assuste se o seu cabelo começar a ficar mais ressecado que o normal, ou cair.. é normal! CALMA. Não tem nada de errado. Acontece que o seu cabelo acostumou com a química, e aí até ele acostumar de novo que agora esse É ELE, e não tem química demora um pouquinho..
Pra essa reação diminuir um pouco, é só cuidar dele um pouquinho mais e cuidar também da saúde! Água, e aquelas coisas saudáveis que você já sabe.
Esse é o meu processo de transição. Por enquanto só com 1 ano e 5 meses. (=




Já o BC, é o famoso BIG SHOP, que significa grande corte. Que é no caso o que eu fiz, cortar toda a parte com química do cabelo, e deixar somente o natural. Não é fácil, a ansiedade toma conta, talvez o arrependimento também, então só faça se tiver certeza absoluta de que isso é realmente o que você quer! Até lá, vai seguindo com a transição. 
Porém, pelo o que eu vejo quando a pessoa faz o BC, o cabelo cresce mais. Mas aí vai do seu critério mesmo! Mesmo crescendo mais, o trabalho e a dedicação é o mesmo.

Dica: Existem grupos no facebook que são somente para esses assuntos. Lá tem várias meninas que estão passando pela mesma dificuldade, e trocam experiências e história que pode te motivar e inspirar! É legal, por que aí você vê que não está sozinha! Eu participo de alguns. Como esse, e esse.
E aí, gostaram do post de hoje? Espero que tenham ajudado vocês de alguma forma, e que continuem acompanhando por que tem vários post sobre cabelo vindo por aí! Beijão. <3

6 comentários:

  1. Realmente nao é um processo facil passar por uma transição capilar.
    Hoje em dia vivo na progressiva, mas as vezes cansa né?!
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei Rafa, as vezes da uma vontade enorme de voltar as origens mas, não sei se tenho coragem o suficiente pra isso.
    Mas parabéns, adoro seu cabelo do jeito que é hoje <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que tem Ana, só ser forte. <3
      Obrigada, e obrigada pela visita. <3

      Excluir
  3. Muito amor em uma transição capilar. Pra algumas pessoas é só vontade mesmo de ter os cachos de volta e tal, mas pra outras tem tanto sentimento envolvido, poder. Ontem tava no ônibus e na minha frente tinha duas moças com seus cabelos soltos conversando sobre transição, fiquei ouvindo e imaginando o quanto elas amavam aqueles cachos enormes, livres, únicos, cheios de vida. Ahh cabelo é tudo de bom, seja ele como for <3

    www.deixeiflorir.com.br

    ResponderExcluir

Topo

Me segue no Instagram!