05 Dicas para cacheada(o)/crespa(o) iniciante.

em 14 de agosto de 2018

OI GEEEEEEEEEEEEEEENTE! VOLTEI, VOLTEI A FALAR DE CABELOS! Eu não consigo não falar disso, eu estava enrolando pra voltar, mas voltei. Parece que não, mas eu sempre anoto várias ideias pra falar de cabelo e aqui e nunca falo, mas agora vai! haha Mas enfim, espero que gostemmmmm! Bem, primeiro eu queria dizer que eu cortei meu cabelo quando ele estava apenas com dois dedos de cumprimento e deixei crescer, passei por todas as fases só não a transição por que não tive muita paciência. Desde então eu venho estudando sobre isso, sobre o meu tipo de cabelo e tudo que inclui esse assunto. E hoje eu preparei cinco dicas maravilhosas com base nas minhas experiências e conhecimento pra vocês que estão iniciando e pra vocês que já tem cabelo cacheado e querem aprender ainda mais a lidar com a sua juba. No caso essas dicas são importantíssimas para a saúde do nosso cabelo Vamos ver?
05 Dicas para cacheada(o)/crespa(o) iniciante.


1. Use fronha de cetim ou seda
Gente, parece bobo mas a fronha faz toda a diferença na saúde do cabelo! Eu comecei a usar e nunca mais parei. Sabe aqueles nós que dão nas pontas do cabelo? Então, ele diminui MUITO! Tipo, mais de 50%. A fronha no caso ajuda a não quebrar e não amassar o cabelo tanto quanto uma fronha comum, por exemplo. E isso vale também para as toalhas. Quando você usa toalha comum ele aumenta MUITO o frizz e acaba quebrando ainda mais o cabelo. Então a minha dica é: usa a fronha de cetim, se possível seque o cabelo com cetim também, mas se não for possível, seque com uma camiseta de algodão normal, vocês vão ver a enorme diferença que vai fazer! Eu vou fazer um post falando só sobre como secar o cabelo pra vocês entenderem melhor.
Uma dica muito boa é você ir em uma loja que vende tecidos, pedir o cetim e pedir pra uma costureira fazer a fronha pra você por que além de ser mais a sua cara, ainda sai mais em conta!
05 Dicas para cacheada(o)/crespa(o) iniciante.


2. Faça umectação noturna
Nosso cabelo naturalmente é muito seco, pois é muito difícil o óleo do couro cabeludo chegar até as pontas por causa da curvatura dos fios. Então pra facilitar e manter o nosso cabelo sempre com aspecto brilhoso e cheio de vida, é recomendável que você faça pelo menos uma vez na semana a umectação noturna ou a umectação normal mesmo, mas de preferência a umectação noturna(pois fica mais tempo então faz ainda mais efeito nesse caso). 
O que é umectação noturna? Nada mais é que passar óleo no cabelo e dormir com ele assim, como se fosse uma hidratação.  Deixei aqui alguns óleos que eu sempre uso e super funciona no meu cabelo! Lembrando que eu prefiro produtos mais naturais, e que o azeite tem que ser o extra virgem viu? Importantíssimo lembrar disso.
umectação para cabelo crespo, dicas para cabelo crespo


3. Use tônicos
Existem vários tônicos com várias funcionalidades para cabelos, e apesar de passarem um pouco despercebidos, eles também são ótimos pra saúde do couro cabeludo! A função deles é cuidar da saúde do bulbo capilar. Eu particularmente amo o tônico de alho(o amarelinho, do lado esquerdo em cima), que fortalece a raiz e ajuda nas caspas, além de auxiliar o cabelo no crescimento e também ajuda a diminuir a queda. Então fica ai a minha dica. (: Mas não é só ele que auxilia a tudo isso, a maioria dos tônicos fazem isso. Porém, esse é o meu preferido.
Aqui na imagem deixei todos os tônicos que eu já usei e que funcionou!
05 Dicas para cacheada(o)/crespa(o) iniciante.

4. Aprenda a sequência e leve consigo para sempre (shampoo, hidratação e condicionador)
Gente, isso é muito importante. O Shampoo serve para lavar o COURO CABELUDO e abrir as escamas do cabelo , a hidratação serve para hidratar os fios do cabelo e não é recomendável que você passe no couro cabeludo, e o condicionador é para finalizar todo esse processo, fechando as escamas do fio e deixando o cabelo macio. Então é importantíssimo que vocês passem o condicionador mesmo depois de ter hidratado pra finalizar o processo, se não de nada vai adiantar a hidratação entenderam? E se quiser só lavar e condicionar também não tem problema. O importante é não esquecer do condicionador. 

Tá, e como que eu lavo os fios do cabelo já que não posso passar shampoo?
Bem, primeiro queria dizer que não é recomendável passar shampoo nos fios porque resseca. Pelo menos no meu cabelo, mesmo aqueles shampoos que prometem maciez nos fios não resolve muita coisa então prefiro utilizar a minha técnica. Mas existem outros meios de lavar como o co-wash, que nada mais é que um técnica onde você lava os fios do cabelo com o condicionador. Pois além de limpar ele também vai promover a maciez deixando o cabelo super macio, como nós gostamos não é mesmo? <3


5. Aceite que seu cabelo tem mais de uma forma de cacho.
Muita gente me pergunta "como que eu faço pra ter os cachos igual o seu?" ou "o meu cabelo não cacheia em tal lugar, o que eu faço?" Gente, não tem muito o que fazer. Vocês tem que aceitar que o cabelo de vocês as vezes tem mais de uma forma de cacho e tem que amar assim mesmo. Vamos fazer o que? Obrigar o cabelo a ficar do jeito que a gente quer? Não tem como! Por muito tempo eu fiquei com um pouquinho de raiva no meu cabelo pq ele é todo 4A e tem uma partezinha que é 4C e não forma cachos. O que eu fiz? Nada, aceitei. Aceitei porque dói menos, haha como todo mundo diz. A gente tem que aceitar o nosso corpo e o nosso cabelo como ele é, ser feliz com isso e ser grata. E não adianta: não tem NENHUM produto que vai mudar a estrutura dos seus cachos. Ele pode ficar com o cacho mais fechado na hora que passa o produto, ou um pouco mais caído, mas nenhum produto vai mudar ele definitivamente. 






















Então é isso gente, espero que tenham gostado! Não esqueçam de curtir aqui pra eu saber que vocês gostaram do post e para que eu possa trazer ainda mais conteúdo pra vocês. E compartilha também com a amiga/o que está em transição!

Um beijo da Rafa.

2 comentários:

  1. Que legal Rafa, adorei! Achei tem legal e não conhecia a dica da fronha. Meu cabelo fica do 2A até o 2C. 😘

    ResponderExcluir

Topo

Me segue no Instagram!