Como saber que shampoo é bom para o seu cabelo.

em 3 de setembro de 2018

Oi gente, tudo bem com vocês? Então, resolvi trazer um pouco mais sobre cabelo pra vocês. Preparei uma série de postagens SÓ SOBRE CABELOS! SIMMMMM! Mas não vai ser postado uma atrás da outra, então por isso vocês tem que ficar ligadinhos aqui no blog por que, como vocês podem ver vai ainda mais coisa boa pra vocês! E eu estou muito ansiosa por isso, por que quero todo mundo cuidando muito bem da juba! <3 Mas vamos ao que interessa.

Como saber que shampoo é bom para o seu cabelo.


Quando comecei a pensar sobre cabelos, pensei em iniciar essas postagens falando do básico mesmo. Então, hoje iremos falar sobre Shampoos!
Eu não sei se vocês já repararam, mas existe vários tipos de shampoos. Tem aquele que faz espuma, tem aquele que é branco, transparente, etc. Pois bem, cada uma dessas diferenças quer dizer alguma coisa e é isso que irei mostrar pra vocês.

Primeiramente, o que é Shampoo e qual a função dele?

No geral ele é um produto que é responsável pela limpeza dos fios. Não a única, mas sim a mais usada por todos, com exceção da galera que segue o no poo( uma técnica que ainda vou falar pra vocês aqui no blog, mas resumindo: não se utiliza shampoo como fonte de limpeza para os fios). 

Como saber que shampoo é bom para o seu cabelo.Na loja de cosméticos ou no supermercado, nós sempre vemos aqueles do tipo: para cabelos cacheados, lisos, coloridos, oleosos, secos, com química, etc. Mas essa não é a única forma que temos de escolher o produto. A gente precisa ver também como é a textura dele, e que tipo ele é.

Basicamente hoje no mercado existem três tipos de texturas nos shampoos (pelo menos as que eu já vi), que são: 
  • Shampoos transparentes;
  • Perolados (aquele que parece que tem brilho);
  • E Cremosos/leitosos, que é o mais comum.
Os shampoos transparente são mais voltados para a limpeza, mas de forma profunda. Ele é recomendado pra quem tem o cabelo mais oleoso, e apenas uma vez na semana por ele ser um pouco mais agressivo aos fios por diversos fatores. Nas outras lavagens é importante usar outro tipo de shampoo também.

Já os Shampoos perolados, que é o mais comum, ele é mais leve então é recomendado usar no dia a dia mesmo.  Não são tão agressivos como os shampoos transparente, mas também não é tão hidratante como os cremosos. Ele é o meio termo. 

E os cremosos, como já falei ali em cima, são os que possuem a fórmula com o objetivo de ter mais hidratação. Geralmente muito indicado pra quem está com os fios mais ressecados e opacos. 

Dica: Se você tem cabelos com química ou é crespa/cacheada (como eu) ou tem o cabelo colorido, é muito importante focar sempre no produto que possibilita mais hidratação, no caso dos shampoos seria os cremosos. 

Pronto, agora que você já sabe o básico, vamos para alguns tipos de shampoos. 
  • Anti-resíduos
  • Shampoo detox
  • Pré-shampoo
Com certeza você já deve ter ouvido falar ou lido em algum lugar sobre esses três tipos de shampoos. 
Basicamente, o shampoo anti-resíduo é um dos tipos de shampoo transparente, que retira todo os produtos passados no seu cabelo antes dele, limpando TODA  a fibra capilar. Geralmente quem tem cabelo oleoso é recomendado usar a cada 15 dias por conta da oleosidade. E geralmente é utilizado antes de fazer química no cabelo, pois ele abre as cutículas do cabelo e facilita a entrada dos produtos. Mas tem que ter cuidado, pois como ele deixa seu cabelo praticamente pelado, quer dizer que ele (o seu cabelo) vai ficar ressecado então é importante hidratar e nunca esquecer de passar o condicionador depois de utilizar qualquer shampoo, principalmente nesse.

Jeito fácil de lembrar o que é shampoo detox. Sabe o suco detox? Então, é a mesma coisa. Só que ao invés de você desintoxicar seu organismo, vai desintoxicar o seu cabelo! HAHA. É praticamente a mesma coisa que o anti-resíduo, só que é menos agressivo. Ele oxigena o couro cabeludo, dá uma sensação bem gostosinha quando termina de lavar. Eu uso de vez em quando o do Tresemmé. Mas assim como o anti-resíduo, tem que tomar muito cuidado ao utilizar ele, tem que fazer hidratação e muito importante: leia o modo de usar. Isso pra qualquer produto, no caso. As vezes 

E o pré-shampoo, como o nome já diz, é utilizado antes do Shampoo. Eu utilizo dessa técnica de vez em quando quando utilizo o shampoo.  É basicamente você preparar o seu cabelo pra receber o shampoo, entendeu? Geralmente quem pratica essa técnica, usa um creme bem ralinho de hidratação antes do shampoo. Ou utiliza um shampoo com o PH mais baixo (no geral, shampoos com o PH - que é o potencial de hidrogênio do produto, ou cabelo, enfim - entre 4 e 5,8 são o ideal para os fios do cabelo. Mas fica tranquilo, se você não tá entendendo nada do que eu estou falando sobre PH em breve vou trazer um post só sobre isso! ) Tem aqueles cremes também que são 1001 utilidades, eles são ótimo pra isso também! 

Outras dicas básicas: 

  • É importante lembrar que shampoo é feito para lavar o couro cabeludo, e condicionador para lavar os fios do cabelo;  

  • Para lavar o couro cabeludo é só aplicar uma pequena quantidade nas mãos, passar no couro cabeludo e fazer movimentos circulares com as pontinhas do dedo;

  • Nem todo shampoo que espuma quer dizer que é bom. As vezes o shampoo não espuma e é ótimo também, então quando usar o shampoo e ele não espumar, pode ser que a composição dele não tenha sido feita para isso;

  • Mesmo que eu não tenha falado diretamente AINDA sobre PH aqui, é muito importante vocês lembrarem de ver isso quando for comprar o produto para o cabelo. Produtos com PH 8 ou mais é extremamente agressivo e pode até quebrar os fios.

  • E ah, é importante ler o rótulo do produto pra ver se ele combina com o seu cabelo viu? Não é só um shampoo, é um produto que você está passando no seu cabelo e que pode mudar TUDO! Pense nisso na hora de escolher. <3
É isso gente, eu espero que tenham gostado. Essa a primeira parte, por que a gente ainda tem muita coisa pra falar sobre shampoos! Dá pra acreditar nisso?Mas enfim, comenta aqui embaixo sobre o que você achou desse post, pode ser? Pra eu saber se vocês gostaram ou não! 
Aproveita que está aí de bobeira e me segue lá no Instagram, lá eu converso bastante e falo muitas informações que pode ser interessante pra você. <3
Um beijo da Rafa. :*

PS: Não sou formada em estética e nem nada disso, mas quero trazer algumas informações pra ajudar vocês. Então que fique claro que não são obrigados a seguirem nada do que eu disse, se vocês verem que o cabelo de vocês estão mais estranhos que o normal é importante procurar um médico especializado nisso ok? O intuito aqui é só deixar vocês informados e não ser a doutora de vocês. haha Já vou deixar esse aviso também em todas as outras postagens futuras sobre cabelo.
Referências Bibliográficas:1,2,3

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Eu já conheço o seu blog, vivo indo lá te visitando! Beijo!

      Excluir
  2. Que post incríveeel! eu simplesmente não sabia de muita coisa que você escreveu por aqui e as vezes errava muito na hora de comprar um xampu, tenho cabelo oleoso e sempre comprava xampus que deixavam meu cabelo mais oleoso ainda e depois dessas dicas aposto que não errarei :)

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaaaa que bom que eu ajudei. Volte sempre, a maioria dos post aqui são para evoluir vocês de alguma forma. Beijo, obrigada! <3

      Excluir
  3. Nossa, esse artigo sobre shampoo é perfeito. Eu mesma estava a procura de algo assim. Parabéns!

    ResponderExcluir

Topo

Me segue no Instagram!