Cacheando: Cronograma Capilar

em 19 de outubro de 2016

Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje vamos falar sobre cronograma capilar! É uma das coisas mais importantes que temos que fazer para os nossos lindos cabelos! Principalmente para quem tem: cabelo cacheado, ondulado, química no cabelo, tintura, ou qualquer coisa que altere o seu cabelo natural. Ou se você quer também cuidar do teu cabelo normalmente, ou preparar ele para uma grande química(como a descoloração), também conta viu?
Ele não vai restaurar o teu cabelo como era antes porque o cabelo nada mais é que tecidos mortos. Mas vai amenizar o danificado que a química trouxe para os fios. 

Então gente, o cronograma capilar nada mais é que um cronograma mesmo, literalmente, onde dentro do cronograma tem nutrição, reconstrução, e hidratação. Cada uma dessas coisas repõe coisas diferentes ao nosso cabelo. Vamos conhecer a diferença.

Na nutrição, repõe-se os óleos e os nutrientes(reposição lipídica) dos fios. Essa é uma das etapas mais importantes, indicada principalmente pra quando o cabelo está ressecado, poroso, quebradiço e sem vida. Nessa etapa, procure cremes que tem óleos como seu principal componente. Ou você pode misturar óleos ao creme para nutrição como por exemplo, azeite extra virgem, óleo de rícino, óleo de côco, óleo vegetal em geral, manteigas como manteiga de karité (manteiga de cozinha não serve tá gente? calma aí.) , etc. Ficou confusa? Calma! Eu vou fazer outros post falando um pouquinho mais sobre cada um desses, inclusive com receitinhas. Deixar bem claro aqui que é sempre bom fazer umectação na juba! Se você tem o couro cabeludo oleoso, não passe nele ok? Se não vai ficar mais oleoso ainda. Passe só no comprimento dos fios.

Na reconstrução, repõe-se os aminoácidos e proteínas. Essa é indicada pra quando o cabelo está com frizz, pontas duplas, porosidade, e queda.  Nessa etapa procure por cremes que tenha queratina e seu aminoácidos, argilina e colágeno. 
Gente, não exagerem nesse aqui. Se o seu cabelo estiver MUITO danificado, faça no máximo duas vezes ao mês. Sério. Por que é muito forte e pode danificar também.

E na hidratação, repõe-se a água dos fios. Isso mesmo, só isso. É a etapa mais básica que é indicada pra quando o cabelo está levemente ressecado e com frizz.  Aqui, você tem que ver cremes que tem como principal componentes frutas, glicerina, pantenol, vitaminas, aloe vera, mel, etc.

Quando você for comprar, preste atenção no rótulo e no que compõe o creme. Geralmente fica bem específico na frente do produto, as marcas sempre tentam deixar bem claro isso, se é creme nutritivo, de hidratação ou reconstrução.

Tá Rafa, e como eu faço esse tal de cronograma capilar?
Gente, primeiramente quero deixar claro que o cronograma ajuda, mas se você estiver com muita queda, muito quebradiço, ou algo assim, aconselho que procure um médico para isso. As vezes o problema é interno mesmo e está se espelhando no cabelo ok? 
Primeiro você tem que saber o estado do seu cabelo. Se ele está muito seco, é melhor investir mais na nutrição. Se ele está elástico, com queda, aconselho reconstrução. E se ele está levemente ressecado, a hidratação. Eu vou deixar aqui exemplos de cronograma, mas você pode alterar e arrumar certinho conforme o seu cabelo precisa tudo bem?
Aqui, esse é o cronograma que eu uso quando estou sem as tranças. Geralmente quando tira as tranças ele fica bastante ressecado, então eu invisto bastante em nutrição, porque naturalmente cabelo crespo é ressecado, agora imagina três meses sem hidratar? Então! É isso gente, é só vocês adaptarem o cronograma para o cabelo de vocês. Ah, geralmente as etapas são seguidas com um intervalo de tempo de um dia de um para o outro. Por exemplo: Segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado. Entenderam? (:

Dicas gerais:

- Não exagere no cronograma. Faça no tempo certinho, por que tudo que é em excesso faz mal. E isso também se aplica ao cabelo viu?
- Preste atenção no seu cabelo pra você montar o seu próprio cronograma conforme a necessidade dele.
- Se o seu cabelo é exposto direto com o sol, praia, ou piscina, use protetor solar no cabelo. Sim, existe. E isso ajuda MUITO!
- Quando você vê que o seu cabelo já se recuperou, mude o cronograma e veja a prioridade dele agora.
- Não se esqueça de cuidar também da alimentação e de beber muita água. Isso é essencial!

Não precisa necessariamente usar vários cremes caros pra isso. Existem receitas caseiras também( vou trazer várias, espera só eu tirar essas tranças! hih) que ajudam muito!
Então é isso gente, espero que tenham gostado do post, e entendido pelo menos um pouquinho de como funciona isso. Espero ter ajudado, um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo

Me segue no Instagram!