Minha primeira viagem: E o dinheiro?

em 14 de outubro de 2014

Por incrível que pareça, toda vez que eu falo que para viajar é mais barato do que realmente parece, as pessoas olham para mim com um ar de "Como assim?"
Bem, hoje vou explicar a parte mais polêmica e preocupante de uma viagem: O dinheiro!
Vocês se lembram lá no primeiro post que eu disse que essa é a minha primeira viagem "sozinha"? Pois é, essa é a minha primeira viagem "sozinha", primeiro por que não vou com a minha mãe, ou alguém da família, e segundo por que EU MESMA, vou bancar a minha viagem! Acreditam nisso?

O primeiro passo para você saber o quanto de dinheiro vai precisar é o planejamento. É aquela parte em que você planeja absolutamente tudo, desde quando vai gastar com livros, até quanto vai pagar no hotel. Nós temos que fazer isso para ter ao menos uma base de quanto vamos gastar na sua viagem.
E para planejar, precisamos pesquisar, tudo! E acho que o mais importante de ser pesquisado é a onde você vai ficar. Não sei se vocês sabem, mas existe uma coisa que se chama HOSTEL, sim, com s mesmo. É tipo um hotel, só que bem mais em conta e muito mais divertido! Tem tudo que alguém precisa: Um quarto, banheiro, cozinha. Existe vários tipos de quartos nesses hostéis, vários preços.. É como eu disse, igual a um hotel comum, só que mais barato!

#Dica01: Uma coisa que você tem que levar bastante em consideração, é se o local que você escolheu, é perto da onde você quer visitar, ou perto do evento que você vai, etc. Por que assim, além de economizar no tempo, economiza no bolso também! (;

Ok, já decidiu a onde vai ficar certinho, pesquisou e viu qual preço está mais em conta? Anota no caderno/agenda de planejamento!  Se não tem um caderno sobrando, compre um! Pode ser daqueles pequenos mesmo, de 96 folhas e que cabe na bolsa(melhor ainda), bem simples!
Pronto, o lugar onde você vai ficar já está garantido(ao menos na teoria). Agora você tem que fazer algumas perguntas para si mesmo, pra te ajudar a definir melhor o que você vai poder fazer na viagem, e para aproveitar mais o nosso tempo, afinal, o importante é aproveitar bastante a viagem né? *-*
  • ✖ Onde vou querer ir visitar?
  • ✖ Vou ficar por quanto tempo e fazer o que lá?
  • ✖ Quanto em média vou gastar para pegar ônibus/taxi?

Eu sei, o planejamento, dependendo do ponto de vista é uma coisa bem cansativa. Mas você tem que pensar que isso tudo vai valer a pena! Não desista.
Depois de já ter escolhido todos os lugares, ter PESQUISADO o valor da passagem/taxi/carro alugado que você vai usar, não se esqueça de anotar no caderno/agenda de planejamento. Isso tudo ajuda bastante pra quando você for somar e ver mais ou menos quanto você vai precisar.

#Dica02: Se você ter amigos virtuais na cidade onde você vai, pergunte para ele o preço das coisas, tipo, da passagem, quanto em média custa uma pizza, etc. E se não tiver, pesquise no google, sua principal ferramenta de pesquisa.

#Dica03: Não tenha pressa, essas coisas realmente exige bastante tempo, por isso se chama planejamento. É interessante você começar a planejar com mais ou menos uns três meses de antecedência. Por que nem sempre você vai conseguir fazer tudo aquilo que você quer em um dia. Pense nos imprevistos.

Tá Rafa, já sei tudo agora! O lugar onde vou ficar, que lugares vou frequentar, quanto mais ou menos vou gastar e tal. E o dinheiro, onde consigo?

Primeiramente: Meus parabéns! Você conseguiu chegar ao fim da parte mais difícil da viagem. 
Primeiro vou falar sobre a minha forma de ganhar dinheiro, e depois dou umas ideias ok? Bem, pra quem não sabe, eu no momento não estou trabalhando. Estou procurando estágio na minha área(você sabe de algum?D:) e realmente não está fácil. Mas nem por isso, estou totalmente parada. EU vendo camisetas personalizadas(será que isso vale um post?hmmm...), que eu mesma pinto. A minha mãe é costureira, então produzimos isso juntas. Então essa é a minha renda, e é com o que eu estou conseguindo ganhar dinheiro para a viagem.
Mas você não precisa fazer isso. Tem outras formas também. Por exemplo, tenho uma amiga minha que assim como eu também não trabalha, e a mãe dela também não vai ajudar ela na viagem. O que ela está fazendo? Vendendo doces e bolos na faculdade! O que eu também achei maravilhoso a ideia. Se eu tivesse habilidade,talvez..
Enfim, se você não tem tempo pra trabalhar, ou não trabalha mesmo por que não quer,faça algo que goste! Venda maquiagens, comida, dê algum curso de uma área que você sabe bastante, faça bijuterias, cartões, enfim, o que você gostar e achar que vai dá certo! Use as redes sociais ao seu favor, fale com os seus amigos também, explique, e peça para eles ajudarem. Ou venda coisas na rua, na praça, a onde você quiser! Quem sabe a sua mãe e parentes ajudam também? (: Nesse caso, a coisa mais importante que tem que se ter em mente é a força de vontade, foco, e fé de que tudo vai dar certo!
Hoje em dia é comum você ver pessoas vendendo coisas produzidas por ela mesma. Lá na minha faculdade, também tem bastante meninas que vendem cupcakes. E aí é só você ir vendendo, ou trabalhando em algum lugar e juntando o dinheiro até chegar na sua meta!

#Dica04: Sim, a caminhada vai ser longa, mas não desista! E tenha paciência, nem sempre você vai vender a meta do dia/mês. Mas não se culpe por isso, as pessoas também tem os seus compromissos... Nem sempre poderão ajudar.

#Dica05: Não se esqueça de deixar um dinheiro reserva! Por que nunca se sabe se você vai precisar usa-lo em uma emergência, ou chegando lá, as vezes uma coisa que você pensou que era um preço era outro, enfim.. Sempre deixe uma reserva! Mais ou menos uns 30% de tudo que você vai usar.

Mas e as passagens de avião/ônibus?
Então, eu esqueci de falar dessa parte lá no começo. Cabeçuda. Tá, a palavra chave dessa parte é: PROMOÇÕES! Sim, tem VÁÁÁÁÁRIAS promoções de passagens aéreas pela madrugada na internet. Não só de madrugada, mas também em um dia qualquer. As vezes eles fazem promoções de uma hora pra outra. Então você tem que ficar de olho sempre! E pesquise em várias empresas aéreas. As vezes o preço é bastante diferente uma das outras! Tem sites que te ajudam a fazer essa pesquisa de uma forma mais rápida. No meu caso, eu usei o decolar. Mas tem outros também por exemplo: Submarino, ViajaNet, CVC, etc. PS: Eles também fazem pacotes fechados e talz, mas eu não acho que compense para viagens nacionais. D:

Todos eles trabalham com cartão de crédito, e boleto. E eles também parcelam! Então é maravilhoso comprar as passagens sem sair de casa, assim como você também vai fazer com a estadia do hotel/hostel que você vai ficar. :D

#Dica06: Se você não tiver cartão de crédito, peça emprestado de alguém que confie. Mas não se esqueça de que isso é algo MUITO sério e que vai ter que ter o dinheiro certinho para pagar na data combinada viu? Não se esqueça que essa pessoa confiou em você!

Bem, por enquanto é só! Acho que já falei um pouco de tudo que engloba o assunto dinheiro né? Se você ainda ficou com alguma dúvida, não se acanhe não, deixe aqui nos comentários que eu respondo tudo com o maior prazer! 
Beijo da Rafa, :*

2 comentários:

  1. Nossa, vendo tu falar assim parece ser bemmm mais fácil do que eu pensei hahah Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mas essa é a intenção!! Mostrar pra vocês que não é difícil como parece. Obrigada pela visita! <3

    ResponderExcluir

Topo

Me segue no Instagram!