A diferença entre descoloração,Soap Cap,Neutralização e Decap Color.

em 16 de agosto de 2013

Eai,tudo bem ? :)
Bom,vou falar de cabelo hoje. Eu como todos sabem sou muito, muito apaixonada por cabelos coloridos, inclusive eu vivo pintando. Realizei uma pesquisa pra saber a diferença entre esses quatro itens :
A diferença entre descoloração,Soap Cap,Neutralização e Decap Color.
Tem gente que nem sabe que existe tantos jeitos de tirar a cor do cabelo,então vou dá uma ajudinha.
Aproveita que tá aí de bobeira e me segue no instagram!
Bom,para podermos entender desde o começo, começaremos falando sobre Decapagem.
A diferença entre descoloração,Soap Cap,Neutralização e Decap Color.

Decapagem,é o nome que se dá ao procedimento de remoção de pintura,geralmente pra pintar outra em seguida.Não,decapagem não é descoloração.
Por que ? Por que não tem como você decapar um cabelo virgem,por que ele nunca foi pintado,não tem pigmentos químico,somente a melanina natural que o corpo produz . Então no caso,para cabelo virgens sempre será a descoloração.
E é ai que começamos a falar! Existe quatro tipos de decapagem :
- Descoloração
- Soap Cap
- Neutralização
- Dekap Color
A diferença entre descoloração,Soap Cap,Neutralização e Decap Color.
Descoloração : 
 A descoloração, é a descoloração tradicional, onde usamos o pó descolorante para cabelo e a oxigenada de 30 ou 40 volumes. É o mais arriscado e forte de todos citados. O cabelo que já foi pintado várias vezes,obviamente já teve seus fios descoloridos e mesmo quando saudáveis , são naturalmente mais vulneráveis do que os fios virgens. :/
Um dia muito importante , é não usar a descoloração para tirar a tinta do cabelo . Isso vai destruir o o cabelo,e a vida dele,e no final a única opção será o corte químico, e talvez até tenha que cortar um pouco dele também , por estar muito  fraco , quebrado ,e com muitas,muitas pontas duplas! G.G

Soap Cap : 
Bom, o soap cap tem os mesmo componentes da descoloração tradicional (citado acima) , - com a única diferença de que a proporção de mistura dos produtos é igual e há o adicional do shampoo , o que faria disso uma descoloração menos amena.
Em cabelo com os tons pastel , ou com tinta que saem fácil,o soap cap pode resolver a maior parte do problema,removendo boa parte da cor,porém para os outros casos ele exige mais de uma aplicação,e ainda assim não chega do resultado que estamos querendo obter.
Eu fiz isso. Estava com a minha franja lilás esses dias atrás,fiz o soap cap e removeu tudo, mas é por que ele estava bem fraco já, e não foi nem preciso ficar muito tempo com ele no cabelo,foi só uns cinco minutos.
E por ter praticamente os mesmos componentes da descoloração, ele pode danificar o cabelo também,e deixa um pouco mais frágil , e aumentar a vulnerabilidade de cabelos em bom estado,especialmente a partir da segunda aplicação. Eu mesma , fiz duas vezes e vi o resultado do cabelo frágil,estou querendo deixar parte da franja branca,mas pra isso tem que ir hidratando e ter muita,muita paciência!
A diferença entre descoloração,Soap Cap,Neutralização e Decap Color.
Neutralização : 
Bom,a neutralização tem uma pequena diferença das outras. Você usa sim,o pó descolorante , mas a água oxigenada e de 10 ou 20 volumes, com o adicional de uma pitada da cor oposta do teu cabelo. E não funciona com oxigenada de 30 ou 40 volumes,por que se não vai ficar muito forte e não vai deixar que a pitadinha de tintura pegue ,vai acabar sumindo . :s Além disso, 10 e 20 volumes  abre bem pouco as escamas dos fios , o dano é praticamente zero,o fio abrirá só o suficiente para a tinta da cor oposta neutralizar com a cor atual. Mas neutralização não é uma mar de rosas,também tem seus lados negativos.

Por exemplo,você sempre tem que testar antes em uma mecha do cabelo pra ver se vai pegar,se colocar pouco, não vai pegar,e se colocar demais , vai acabar desperdiçando tinta e pode até ser que tonalize,mas vai ficar manchado,apesar de ser um pouco mais fácil nesses casos.
Tá Rafa,mas como vou saber a quantidade?
Isso é só com o tempo mesmo,que você vai pegando experiência ,e vai saber a quantidade ideal a ser misturada apenas olhando a tonalidade que vai obter na mistura.Outra coisa é o caso da tinta oposta.. Nem todo mundo tem em casa , principalmente a tonalidade oposta da cor atual do cabelo!

Eu não tenho experiência nesse caso,mas no blog que eu pesquisei,vi a garota dizendo que vale a muito a pena por que a neutralização tende a acinzentar/pratear o cabelo,mas depende também da tintura anterior do cabelo .Dependendo da sua mudança capilar,a neutralização basta,principalmente se o cabelo já estiver desbotado ou se a tinta for um pouco mais fraca,ou aplicada a pouco tempo.Só é meio tenso,pra quem está com o cabelo muuuuuuuuuuuuito,mas muito estragado,para o resto,o cabelo não estragará,vai ressecar um pouco,mas nada que alguém que já esteja acostumada a fazer manutenção capilar não resolva!Até por que é uma ressecada de leve. 
A diferença entre descoloração,Soap Cap,Neutralização e Decap Color.
E por último , mas não menos importante : Dekap Color!

Antes de qualquer coisa : DEKAP COLOR NÃO É A MESMA COISA QUE SOAP CAP!
O dekap color é um produto da yamá,sem oxigenada,sem amônia , e não,não tem nada a ver com a descoloração ou um dos seus componentes!
Ele foi feito,especialmente para remover tintura,sem danificar os fios. E mais uma vez : Não funciona em cabelos virgens. 
Exemplo :
Se o seu cabelo estava platinado antes de pintar com tinta fantasia,ele voltará a ficar platinado;se você tinha o cabelo virgem e pintou de preto com uma tinta tipo a Bigen (que não possui componentes de descoloração) , com as aplicações do Dekap  seu cabelo voltará a cor natural.

Observações importantes :
Tá Rafa,mas e se eu quiser tirar toda a tinta do cabelo , quantas vezes tenho que fazer isso?
Para remover completamente a tinta do cabelo completamente,vai variar da tintura usada e do resultado que almeja.

E se meu cabelo estiver preto?
Bom, se a tinta que você passou ter oxigenada ou amônia, a tendência é o cabelo ficar meio "ferrugem".
Para tintas fantasias, sei de casos que a cor do cabelo mudou. Por exemplo : o cabelo era rosa claro,fez o dekap e ficou azul claro.
E depois disso tudo você quer me dizer que VALE A PENA ?
Sim,vale!Opção número UM pra quem quer remover a cor sem danificar o cabelo.
A diferença entre descoloração,Soap Cap,Neutralização e Decap Color.

Se você quer retira uma coloração,é mais indicado usar o Dekap Color, que remove a tinta ao máximo,sem danificar nada.Logo depois a neutralização,que o máximo que faz é ressecar levemente,aquele ressecamento que raiz que vai embora depois de um tempo.. Logo depois o soap color,mas só se você estiver sem grana,e sem amor com os seus cabelos,e em último caso a descoloração,e mesmo assim ainda acho meio tenso.

E é isso,espero ter ajudado,a galera que quer começar , ou mudar de cor de cabelo e tal. :DD

5 comentários:

  1. Adorei o post me ajudou demais !! Vi sua foto e vc é linda de viver menina ! Bjs e muito sucesso !

    ResponderExcluir
  2. Boa terde Rafa eu gostaria que vc tira-se uma duvida meu cabelo e preto de tinta q passei uma vez esse preto e tenho progressiva e quero ficar com cabelo violeta o que é melhor para mim a shampoozada ou dekapcolor?

    ResponderExcluir
  3. Melhor post sobre diferenciar os produtos

    ResponderExcluir

Topo

Me segue no Instagram!