Precisamos falar sobre o Setembro amarelo!

em 21 de setembro de 2016

Setembro amarelo não é só coraçãozinho amarelo no facebook. É claro que essa campanha ajuda bastante, pois assim você elogia a pessoa e mostra o quão importante ela é, mas não é só isso. Isso vai muito mais além. Trata-se de suicídios. 
Via
Mas pra começar a falar do Setembro amarelo, precisamos saber algumas coisas antes.
O que é o Setembro Amarelo?
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. 

Como começou essa campanha?
Essa campanha deu início através do CVV(Centro de valorização a vida), CMF(Conselho federal de medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) em 2014, com suas atividades iniciais em Brasília. Em 2015 eles já conseguiram fazer uma exposição com ações em todas as regiões do país!

O que é CVV? 
CVV é o Centro de valorização a vida, uma instituição sem fins lucrativos que atua GRATUITAMENTE na prevenção contra o suicídio desde 1962. Caso você esteja precisando de ajuda, ou conhece alguém que precise e não sabe como ajudar, pede pra ela entrar em contato com eles. Eles atendem via Skype, email, telefone, etc. Pra mais informações é só entrar aqui.

Quando acontece essa campanha?
Durante o mês todo de Setembro. Há uma atenção especial para o dia 10 de setembro, que é o dia Mundial contra o suicídio.

Como está ocorrendo aqui no Brasil?
Bem, diversas instituições andam fazendo seminários, palestras, e o possível para ajudar a falar sobre esse assunto. Alguns monumentos importantes também foram iluminados com a cor amarela, como o Congresso nacional, o Cristo Redentor e a ponte Juscelino Kubitschek,além de várias campanhas e divulgação.

Olha gente, o suicídio é uma coisa muito séria. Quando alguém pensa nisso não quer dizer que ela quer realmente tirar a própria vida, e sim que ela quer matar essa dor tão grande no peito causado por estresse, pelo emocional ou problemas que talvez ela não consiga compartilhar. Quem pensa nisso na maior parte dos casos não consegue pedir ajuda. Temos que observar todos os dias as pessoas que amamos por que isso é uma coisa que pode acontecer com qualquer um. Então quando seu amigo do facebook compartilhar algo relacionado a isso, ao invés de você ficar zoando com ele e fazendo chacota, por que não conversa com ele? As vezes essa foi a única forma que ele encontrou de pedir ajuda, chamar atenção de alguma forma. 
Temos que levar muito a sério. Já vi tantos casos de suicídio até mesmo perto de mim de pessoas que sorriam todos os dias. Sorrir não quer dizer que está tudo bem. 
Enfim.. é isso. Levem a sério. Compartilhem a campanha e observe as pessoas próximas a você. E se você achar que estiver precisando de ajuda também, por favor procure! Conversa com seus familiares, amigos, procure um profissional na área, enfim.. faça algo. Isso passa, eu juro que passa. Não deixe que isso cresça. 
Um beijo da Rafa. :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo

Me segue no Instagram!