Resenha cinematográfica: The Woman King (mulher rei)

em 21 de outubro de 2022

 DEMOROU MAS SAIU!

via: G1

O que dizer desse filme que eu mal vi e já considero pakas? Desculpa Geração Z, talvez vocês não entendam essa referência. hahahaha O filme chegou ao cinema brasileiro no dia 16 de setembro (2022) e já está disparado! Como a gente sabe, Viola Davis é a atriz principal e produtora deste filme que foi feito pela Sony Pictures e tem duração de duas horas e quinze minutos (que você nem ver passar!). 

Sinopse: A Mulher Rei acompanha Nanisca (Viola Davis) que foi uma comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX. Durante o período, o grupo militar era composto apenas por mulheres que, juntas, combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras. Conhecidas como Agojie, o grupo foi criado por conta de sua população masculina enfrentar altas baixas na violência e guerra cada vez mais frequentes com os estados vizinhos da África Ocidental, o que levou Dahomey a ser forçado a dar anualmente escravos do sexo masculino, particularmente ao Império Oyo, que usou isso para troca de mercadorias como parte do crescente fenômeno do comércio de escravos na África Ocidental durante a Era dos Descobrimentos, o que fez com que mulheres fossem alistadas para o combate.

Minha opinião:
Vamos começar falando sobre a cenografia. A gente está acostumado a ter filmes que mesmo quando se passa em uma outra época, o cenário nem sempre condiz com a estória. Nesse filme que se passa em 1823, mesmo que tenha sido filmado fora da cidade em que se passou essa história (sim, esse filme é baseado em fatos históricos REAIS) que é a cidade de Benim, Florent Couao Zotti, escritor e acessor técnico do ministério do turismo, cultura e artes de Benim sentiu muito orgulho ao ver a narrativa e disse que isso com certeza vai auxiliar no turismo da cidade. 
Entenda que neste filme é um exército de 4.000 mulheres (amazonas) do reino de Daomé, que foi um dos reinados mais poderosos da África no séc 18 e 19. Algumas eram entregadas pela família para ser treinadas desde da adolescência, como é o caso de Nawi, uma das principais do filme. 
Nanisca, interpretada por Viola Davis é a guerreira responsável por treinar as mulheres e transformar elas em guerreiras. O que eu mais gostei deste filme é que elas (as mulheres) que são as que vão pra guerra, são elas que estão sempre a frente de tudo. Os homens são só... um auxílio. Inclusive no filme, o exército adversário deles fazem chacota em relação a isso e o Rei as defende. Essa cena é incrível!
Na trilha sonora eu acho que se encaixou bem também. Vocês sabem o quanto eu sou chata quando se trata de música e na minha opinião eu acho que eles acertaram bem as músicas para cada momento.
Sobre o elenco eu nem preciso dizer que eu amei né? todo mundo sabe que eu sou extremamente apaixonada pela Viola Davis e admiro cada passo que ela dá. Senti tanto orgulho que teve cenas que eu cheguei a chorar (juro!). 

A mulher rei resenha
Via: veja

No filme, mesmo que o foco principal seja a guerra e a lealdade, existem algumas histórias em segundo plano rolando também mas que se encaixa perfeitamente. Há uma amostra de amor proibido, de liberdade, trama familiar e uma lealdade absurda entre mulheres. Eu me senti muito acolhida ao ver um filme tão bom com o elenco praticamente 95% composto por pessoas pretas e também com variados tipos de corpos! A gente sabe que eles poderiam ter escolhido mulheres com corpos extremamente sarados e tudo mais, mas não, são mulheres com corpos reais, com cicatrizes, com barriga, com bunda... Eu amei tanto! Eles pensaram em absolutamente todos os detalhes: desde da roupa até os acessórios, os penteados! GENTE OS PENTEADOSSSSSSSSSS eu fiquei maluca! Queria fazer todos!
E se você acha que é um filme que quase não tem ação está muito enganado viu? O filme consegue te prender do início ao fim ao ponto de você não querer levantar para ir ao banheiro pra não perder um minuto se quer! Uma curiosidade, é que várias das personagens do filme realmente existiram! Por exemplo o Rei Ghezo. Vou deixar pra vocês lerem aqui.
E para finalizar, vou deixar o trailer aqui. E você, assistiu o filme? gostou? Conta pra mim que eu quero saber!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo

Me segue no Instagram!