Mais um texto sobre amizade

em 1 de novembro de 2022

 Não vai ser nem a primeira e nem a última vez que eu reflito sobre esse assunto. Sempre que me sinto sozinha eu começo a pensar sobre isso, sobre onde estão as pessoas que um dia me prometeram nunca me abandonar e de repente, se foi
     Sei que não é obrigação de ninguém ficar onde não quer, mas então por que as pessoas dizem isso? Por que elas falam que estarão do seu lado quando na verdade elas só ficam do seu lado quando é propício para elas? Isso é assunto extremamente complexo se você for parar pra pensar. Envolve muito comprometimento e responsabilidade afetiva assim como qualquer tipo de relacionamento. Sei que tenho muita dificuldade em entender que ciclos se encerram e blábláblá, mas é dolorido pensar em alguém que esteve ao seu lado por anos e de repente aquela "amiga" já não te procura há muito tempo. Lembra a última vez que você falou com ela? Então, e a penúltima? exatamente, todas as vezes foi você que foi atrás e não está nada bem.
     Eu converso muito com a minha psicóloga sobre amizades e tipos de amizade e ela já me explicou que existe amizade para várias situações: existe os amigos de balada, os amigos de academia, os amigos para estudar junto, os amigos que você realmente pode contar a qualquer momento, etc. E ok, entendi essa parte. O foda é quando você começa a analisar e de repente... Sabe aquela amiga que tu colocou lá no topo da sua lista? ali no "conte comigo sempre" e ai você percebe que você só é mais uma amizade de balada... Dói, né? Até a gente entender o outro e não levar para o lado pessoal é um trabalho interno gigante. As vezes não é por mal, é só que, você não está no topo da lista de prioridades de amizade dela.
A questão aqui é: temos que normalizar a partida das pessoas por mais que isso doa. Eu já não sei se estou dizendo isso pra vocês ou pra eu mesma. hahaha Entender que o que passou, passou. Guardar com carinho as lembranças de quando estavam no mesmo caminho e entender que agora ela/e escolheu seguir um caminho diferente do seu, e aqui sim está tudo bem. Não dá pra manter uma relação onde só um se esforça, onde não há reciprocidade. É claro que isso é só uma perspectivas das infinitas que existem sobre amizade. Enfim... obrigada. 
                      *texto feito apenas para desabafo*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo

Me segue no Instagram!