Cacheando: Low Poo/ No Poo.

em 23 de agosto de 2016

Oi gente, tudo bem com vocês? 
Até que enfim mais um post sobre cabelo né? hah.. Eu estava morrendo de saudades!
Bem, esse é um assunto complexo, mas eu vou tentar resumir e falar da forma mais simples possível para que todos(a) entendam. Eu uso essa técnica já faz alguns anos, mas comecei a dar mais atenção quando resolvi voltar a ser cacheada.
A técnica low poo/no poo nada mais é que produtos para cabelo livre de parabenos, derivados de petróleo(petrolatos e parafinas) e sulfatos(no caso dos shampoos).
Essa técnica primeiramente ficou conhecida lá fora a partir da Lorrayne Massey, a fundadora da marca Deva Curl, que chamou esse método como " método de garota cacheada" e publicou no livro Curl Girl, que para nossa alegria já tem traduzido no Brasil. Uhuu!
Bem, vamos lá.
Low Poo - Significa "pouco shampoo", e basicamente é isso mesmo. Utilizar pouco shampoo, e é importante lembrar que eles não podem ter em sua composição SULFATO, pois o sulfato causa ressecamento nos fio e perda da oleosidade natural dele. Geralmente, shampoo sem sulfato espuma menos, mas isso não significa que não limpe o suficiente ok? Existem outros componentes que ajudam na limpeza, e um deles é o Cocamipropyl Betaine, que auxilia na limpeza e na retirada de silicone(sim, silicone faz mal para os nossos fios!) solúveis e insolúveis em água e é provável que esteja presente na maioria dos shampoos "liberados" para Low Poo.
Tá, e como saber se o Shampoo tem sulfato ou não? Bem simples, vou deixar aqui alguns nomes que você deve procurar na composição do shampoo antes de adquiri-lo.
Via
Já no caso dos derivados de petróleo.. É de ficar pasma né? Eu já acho um absurdo tem que usar derivados de petróleo em outros tipos de produto, imagine só pro nosso cabelo? Faz muito mal!
Enfim, o derivado de petróleo mais conhecido pelas cacheadas é o Petrolato. Essas substâncias derivadas de petróleo, ao longo do tempo formam uma "capa" nos fios do nosso cabelo e não permite que ele absorva outras substância necessárias para ficar saudável, por isso nessa técnica é proibido! Vou deixar aqui mais uma listinha com os nomes que você tem que evitar na hora de comprar o seu creme de hidratação(vai ficar pasma com o tanto de produtos que usam isso), ou até mesmo o óleo reparador de pontas. 
Os parabenos são usados pelas indústria para aumentar o tempo de conservação dos produtos e a evitar a proliferação dos microorganismos. De todos, talvez esse seja o pior por que ele praticamente está presente em todos os tipos de produto de cabelo, cremes, produtos que geralmente usamos no dia-a-dia, até mesmo em desodorantes! Os mais conhecidos são os metylparaben, propylparaben, etylparaben e butylparaben.

Ok, depois de tanta informação, como faz para me adequar com essa técnica?
Primeiro de tudo: 
1- Livre-se dessas composições.
Vai lá nos seus produtos para cabelo e livre-se de todos que tenham alguma dessas coisas na composição. Mas.. se você tem realmente MUITOS produtos com isso, e não quer se livrar deles, acabe de usa-los e quando for comprar outros, tente começar a usar a técnica. De início, você vai sentir o cabelo meio seco, mas é assim mesmo. Até ele se adaptar a nova rotina e começar a ser realmente hidratado é assim mesmo, não apavore.

2- Limpe suas escovas, pentes, e acessórios para cabelo.
Vocês sabem, tudo que nós usamos no cabelo fica um pouco no pente, escova, etc. Não se esqueça de lavar eles, é muito importante pra tirar todos os resíduos restantes. Você pode fazer isso lavando com o seu Shampoo sem Sulfato.

3- Tenha paciência.
Como eu disse, o seu cabelo vai ficar com aspecto ressecado, sem maciez e brilho provavelmente, mas é porque quando ele se livrar de toda a parafina, parabenos e sulfatos, ele irá mostrar a realidade. Mas nada que hidratações não resolva. De início é um pouco difícil achar produtos livre disso, por isso vou deixar aqui uma lista com alguns que são livres para essa técnica, e depois faço outra postagem mostrando um pouco mais sobre esses produtos. hihi


Basicamente é isso! Se você chegou até aqui, parabéns e muito obrigada! E boa sorte nessa sua nova jornada. Espero que tenham gostado, e deixa aqui comentários sobre o que achou da postagem, é importante pra mim. (= 

2 comentários:

  1. Eu tenho bastante vontade de fazer essa técnica nos meus cabelos, mas acho super complicado :(
    O que "salva" é que agora algumas marcas já fazem shmapoos/condicionadores de linha no/low poo para não termos que ficar lendo a composição dos produtos, né? Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! haha, eu não meço esforço pela minha jubinha. Mas é assim mesmo.. eu já utilizo essa técnica há muito tempo.. já é meio que normal pra mim haha.
      Obrigada pela visita. <3

      Excluir

Topo

Me segue no Instagram!