Aprenda a Limpar seus lindos e preciosos livros!

em 17 de outubro de 2013

Oi, tudo bem com vocês? Então, hoje eu trago um post pra lá de especial!(=
Quem ai tem um carinho especial por seus livros , mas que tem alguns com tons de amarelo e uma tonelada de pó ? Vamos aprender hoje,como limpar ?
Como limpar livros, aprenda a limpar seus lindos e preciosos livros.

O que iremos usar :
~ 2 recipientes pequenos

~ Água Mineral

~ Água Sanitária 

~ Algodão, cotonetes e papel higiênico
~ Lixa de unha ou uma lixa bem fininha.
~ Secador de cabelos (com ar quente e frio) *opcional
~ Luvas plásticas ou uma sacolinha de mercado. *opcional


Passo : Avaliar o livro que você quer limpar. Dá uma olhada na capa,olha a onde tem pó, onde tem a maior concentração de manchas amareladas, se é apenas as laterais do livro que estão amareladas ou se o miolo também está. Não se esqueça dos insetos, gordura e etc. 
  
 2º Passo : Separe os recipientes. Em um coloque a água mineral e em outro a água sanitária. Coloque uma luva se preferir, ou use só a mão com um saco plástico mesmo. Para quem não tem costume de mexer com água sanitária, fique sabendo que queima um pouco,e esquenta,mas nada que não seja suportável.
  
Passo : Molhe a pontinha do algodão na água sanitária e depois faça o mesmo no potinho de água mineral. Retire o excesso e comece a passar na capa do livro, esfregando nos pontos mais sujinhos.
Como limpar livros, aprenda a limpar seus lindos e preciosos livros.
Depois, passe o papel higiênico para secar e verá que muita sujeira já vai sair a partir dai. Caso fique muito concentrado de água sanitária, a capa quando secar ficará com uma textura como se tivesse mini partículas de sal. Evite isso passando um algodão só com água mineral e secar com o papel higiênico. Algumas pessoas limpam a capa com pasta de limpar computadores, ainda não fiz essa experiência, mas vale a pena tentar.

Como limpar livros, aprenda a limpar seus lindos e preciosos livros.

   Agora vamos a lateral dos livros. O mesmo processo de molhar o algodão na água sanitária e depois na água mineral vai ser feito aqui. Se o seu livro é novo, ainda é branquinho, só tem pó, não precisa, por que só de molhar com a água sanitária e água mineral, a sujeira desaparece e a brancura volta.
  Você vai precisar apertar bastante as páginas, para que elas fiquem bem unidas e não fique sobrando espaço entre elas (pra não molhar o miolo ou acabar estragando o livro). Enquanto aperta o livro com uma mão, passe o algodão encharcado pelas bordas, procure esfregar apenas na direção das páginas. Quanto mais amarelado e manchado, mais você vai ter que esfregar e molhar com água sanitária (e o resultado depende de quantas vezes você repetir o procedimento). 
   Para manchas em lugares difíceis de esfregar, utilize o cotonete ao invés do algodão. 
  O livro irá ficar bem encharcadinho, mas você pode encostar um pouquinho de papel higiênico para ir tirando o excesso.

Passo : Deixe secar por 15 minutos em um lugar bem arejado. Depois é só colocar sobre uma superfície lisa e coloque outros livros por cima (para fazer peso, o ideal é uns 3kg). Isso vai evitar que o livro termine de secar e fique espanado ou com ondulações. 
Como limpar livros, aprenda a limpar seus lindos e preciosos livros.


  Nessa etapa você vai esquecer que o livro existe, deixe-o lá até o dia seguinte, secando à vontade. Você pode tentar acelerar o processo com um secador de cabelos. É só passar o ar quente nas páginas (cuidado redobrado, pois o ar forte do secador pode empurrar as páginas e criar orelhas, dobras, etc) , e depois coloque o ar frio, e depois disso tudo, o livro vai ter que voltar para debaixo dos 3kg por pelo menos umas 2 horas.
O livro secou mas ainda tem manchas nas laterais? Agora é a hora daquele acabamento com a lixa. Lixe suavemente as páginas (sempre apertando-as). Quando acabar o processo, passe o ar do secador para retirar o pó que fica. 
Como limpar livros, aprenda a limpar seus lindos e preciosos livros.
  Tá , beleza . Secou mas ficou com o cheiro de água sanitária?Coloque ele no sol por uns 15 minutinhos ou alguns dias arejando pela casa. 
Como limpar livros, aprenda a limpar seus lindos e preciosos livros.
Observações super especiais que você tem que saber :

  • Os livros não são iguais, cada papel tem sua qualidade, as capas também... portanto, pode ser que a limpeza não seja tão eficaz para você , vai depender do tipo de livro que você quer limpar.

  • Limpar livros é um trabalho longo e minucioso que requer paciência e atenção, e se não feito dessa forma, o risco de você detonar o livro é muito grande

  • Não sou profissional de recuperação de livros e essas dicas também não são. Peguei algumas dicas em algumas fontes, como o vídeo do Igor Gouveia e O Batom de Clarice, e fui testando, arriscando outros métodos também. 

  •   Alguns livros podem requerer mais de uma limpeza para amenizar o amarelado. Não desista!
Espero que tenham gostado.Caso estão se perguntando se eu já fiz , não , ainda não precisei,mas se eu precisar vou fazer com toda certeza ! Eu encontrei essa experiência aqui , e me digam depois a experiência que você teve com o seu livro.
                                                                                                        E é isso, um beijo da Rafa! :*
Topo

Me segue no Instagram!