Qual a origem da festa de aniversário ?

em 31 de outubro de 2013

Oi (=
Eu sempre me perguntei de onde veio essa mania de comemorar dia do aniversário .
E hoje quero falar sobre isso ! Vem ver. *-*
O hábito de comemorar o dia do nascimento surgiu na Roma Antiga. Antes disso,já faziam oferendas,como o bolo,mas não havia uma festividade propriamente dita.
A origem estava ligada a ideia de que,na data de aniversário, anjos malignos vinham roubar o espírito do aniversariante e era preciso tomar medidas para prevenir isso. (Oi?o.O) Por ser ligada a superstições, a tradição foi inicialmente considerada pagã pela igreja católica e só foi adotada no século v,quando a instituição passou a celebrar o nascimento de Jesus.Mesmo assim,a prática de comemorar aniversários só se tornou comum no Ocidente do século 19,quando,na Alemanha,foi organizado um festival comemorativo coletivo.

CURIOSIDADES. *-*
~ Bolo Humano : Jogar ovos e farinha no aniversariante virou um costume popular no Brasil nos anos 80. Acredita-se que era uma variação dos puxões de orelha ou do "com quem será?" cantado nos parabéns. A ideia era fazer um bolo na cabeça do aniversariante,dai os ingredientes da brincadeira. :P

~ Pedaço de bom caminho : O bolo surgiu na Grécia Antiga, quando um bolo redondo,representando a Lua Cheia,era levado ao templo de Ártemis,a deusa da Lua, como oferenda. Naquela época,as fases lunares serviam como calendário para o homem e cultuar a deusa era uma forma de pedir atenção .E a receita grega era mistura de mel e pão (Noooooooooossa,kkkkkk)

~   Alguns povo acreditavam que a luz(a vela, no caso) espantava os maus espíritos e que a fumaça levava as preces até o céu.

~ O "Parabéns pra você" é uma adaptação da melodia "Bom dia a todos" , criada por duas irmãs professoras em uma escola em Louisville , nos EUA, no fim do século 19 . A canção só ganhou a letra de feliz aniversário em 1912 e,hoje em dia, é cantada em mais de 30 idiomas. A versão brasileira foi composta pela poetisa Bertha Celeste Homem de Mello em 1942.

É isso gente.. são só algumas curiosidades. Coisa de quem não tem o que fazer. :P
Espero que tenham gostado ..
Beijo da rafa, :*
Topo

Me segue no Instagram!